quinta-feira, 6 de maio de 2010

Preconceito

No mundo de hoje existem vários tipos de preconceito, preconceito pela situação financeira, pela aparência física, Preconceito racial.
O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça...
O nosso país esta muito longe de se livrar completamente do preconceito, as pessoas estão cada vez mais preconceituosas, acham que só porque tem melhores condições financeiras, ou porque tem uma boa aparência, ou porque são brancos acham que são melhores... Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer melhor uns aos outros, indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.
E a única maneira de mudarmos isso, é ensinar as crianças que todos tipos de preconceitos é errado, porque as crianças de hoje são o futuro do nosso mundo. Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber, o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil ou negativa em relação a um determinado grupo,pode ser classificada como preconceito. Que está penetrado nas relações humanas, e pode se tornar uma questão tradicional, sendo a aprendizagem responsabilizada por alguns desses fenômenos. Existe uma facilidade para que ocorra o aprendizado do preconceito, o sentimento desprezível pelo outro pode ser facilmente apreendido. Todo esse sistema é passado de geração para geração contribuindo para a persistência do preconceito em determinada cultura.


Helen Martins >> 201 >> numero : 16

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fora do padrão

Fora do Padrão

Hoje em dia as pessoas julgam umas as outras muito, por que elas não se vestem do jeito que a pessoa que critica gosta,por não tem um corpo padrão.
As pessoas tem muito preconceito com quem não se veste na moda, ou com algo que a pessoa goste, mesmo que os outros achem feio.
De todas as formas de discriminação, a que ronda as mulheres gordas talvez seja a mais perversa. Atitudes racistas ou homofóbicas são publicamente condenáveis. Por outro lado, parece que não há nada de errado em fazer piadas de mau gosto sobre a aparência dessas pessoas. Diferente do negro e do gay, o gordo raramente é poupado de comentários sobre o fato de ter emagrecido ou não -como se isso fosse o equivalente a ter mudado a cor dos cabelos. Se for disputar uma vaga de trabalho, precisa torcer para que nenhuma magra queira o mesmo posto. E, se resolver malhar na academia, vai ter que superar a incômoda sensação de que é o centro das atenções. Porque o mundo não perdoa quem está fora das medidas.
Muitas vezes, a pessoa gasta poucas calorias, ou acumula gordura com mais facilidade. Há, ainda, organismos que têm dificuldade de utilizar gordura como fonte de energia. E tudo isso pode ter causas biológicas.
“A herança da tendência à obesidade não é diferente daquela que explica por que existem pessoas altas e outras de baixa estatura. Num mundo sedentário, com alimentos deliciosos ao alcance da mão, considerar a obesidade um problema de caráter é pura ignorância. Perder peso é empenhar-se numa batalha contra a biologia da espécie humana. Só os obstinados são capazes de vencê-la.”

Texto escrito por Sara Gava T:201

Qual a idéia do blog.

Fizemos este blog por pedido das nossas professoras Jurandara que nos da aula de Sociologia e a prof Fernanda que nos da aula de Ensino Religioso.Elas nos pediram para que fizéssemos um blog ou um revista sobre o nosso assunto escolhido,onde escolhemos o PRECONCEITO escolhemos fazer o blog pois achamos mais fácil.E enquanto a gente fazia o blog e pesquisávamos sobre o que é preconceito e sobre todos os tipos,fomos nos interagindo mais sobre o assunto, descobrimos como é cruel a realidade do nosso mundo,descobrimos que existe preconceito onde menos imaginamos.Isso nos serviu para nos conscientizarmos mais,e hoje vemos um mundo com olhos diferentes e esperamos que o blog seja acessado e que através dele as pessoas mudam pelo menos um pouco a sua opinião.

E vamos fazer de tudo para termos UM MUNDO SEM PRECONCEITO.

O preconcei RACIAL.

O preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida,uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos "padrões" de uma sociedade.O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características física hereditárias ,determinando traços de caracter e inteligência, manifestações culturais superiores a outros pertences a etnias diferentes.
O preconceito racial,ou racismo,é uma violação ao direitos humanos,visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorrem ao longo da história.As atrocidades principais formas são:preconceito racial,social e sexual.Na sociedade o preconceito é desenvolvido a partir da busca ,por parte das pessoas preconceituosas ,em tentar achar naquela vítima do preconceito o que lhes "faltam" para serem semelhante à grande maioria.
O preconceito leva à discriminação,à regionalização e a violência,uma vez que é levado unicamente nas aparências e na empatia.

Texto escrito por Greice T:201